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O setor de franquias segue em ascensão consistente. O dado mais recente, referente ao primeiro semestre de 2024 aponta para uma alta de 15,8%, com faturamento equivalente a R$ 121,8 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) – que já havia identificado um aumento de 13,8% em 2023 em relação aos doze meses anteriores, quando havia crescido 14,3%. Entre 2019 e o ano passado, o franchising cresceu um acumulado de 28,9%. Desde o início de 2021, registra aumentos trimestrais contínuos, a maioria deles de dois dígitos.

No segundo trimestre de 2024, as áreas que mais puxaram a alta da receita foram Saúde, Beleza e Bem-estar, seguida de Food Service e Casa e Construção. O período foi marcado pela geração de 1,67 milhão de empregos e pela abertura de 183.151 novas operações. A Região Sudeste continua concentrando pouco mais da metade das franquias abertas, seguida, pela ordem, por Sul, Nordeste, Centro Oeste e Norte.

Mas o que explica este bom momento? Parte da resposta está nos benefícios de empreender seguindo este modelo.

4 vantagens de investir em franquias

Confira agora as dicas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) sobre os diferenciais das franquias.

1. Iniciar um negócio com credibilidade

Quando um novo empreendimento se apoia em uma marca com credibilidade no mercado, fica mais fácil conseguir, dos fornecedores, descontos nos preços, prazos mais longos e pagamentos em condições especiais. Além disso, os produtos ou serviços não apenas são conhecidos, como já foram aprovados pelos consumidores, o que reduz riscos.

2. Contar com apoio do franqueador

Para começar um negócio independente, é preciso desenhar um plano, criar uma linguagem visual e um design para o estabelecimento, avaliar a concorrência, criar uma rede de distribuição e definir os preços que serão praticados. Quando se inicia uma franquia, muitas dessas decisões já foram tomadas, testadas e aprovadas no mercado.

3. As ações de comunicação vêm prontas

O franqueador oferece treinamento para uma série de aspectos do empreendimento, em especial a comunicação. Os padrões de linguagem e, até mesmo, as peças para redes sociais, já costumam ser entregues prontos. Além disso, os custos de propaganda são rateados entre os franqueados da rede, o que proporciona uma redução substancial nos gastos.

4. A independência jurídica e financeira é preservada

O Sebrae lembra que a segurança proporcionada pelo modelo é acompanhada de uma desvantagem, a falta de liberdade para tomar algumas decisões. Mas este problema não se aplica a aspectos legais e financeiros: existem custos que são rateados e taxas a serem pagas, mas, no mais, o franqueado é uma pessoa jurídica distinta e autônoma.

5 tendências para 2025

Está claro que o modelo de franquias tende a continuar em crescimento e a gerar novas oportunidades para os empreendedores brasileiros. Trata-se de um modo de operação dinâmico, que tem acompanhado todas as novidades pelas quais a sociedade vem passando.

Por isso mesmo, é importante monitorar as direções que o setor tem seguido. Confira agora o que esperar para o próximo ano que se aproxima.

1. Foco em Health:

Academias para públicos específicos, serviços de nutrição, centros de reabilitação, clínicas especializadas em tratamentos estéticos… As opções para as redes que trabalham com saúde e bem-estar são muitas e explicam por que esta é a área que gera maior rentabilidade. A assistência com foco no cuidado, seja ele preventivo ou para casos de doenças crônicas, tende a ganhar mais espaço ainda no futuro próximo.

2. Food Service em destaque:

Segunda colocada em desempenho entre todas as áreas de atuação das franquias brasileiras, a alimentação segue em alta no Brasil. As vantagens de operar com uma forma bem estabelecida, com marcas já consolidadas, são enormes. É importante, neste caso, levar em conta a importância de estabelecer canais eficientes de delivery, conectados a um atendimento eficiente.

3. Microfranquias em alta:

Ágeis e mais fáceis de implementar, elas geram uma série de oportunidades, principalmente, quando instaladas dentro de shoppings, com quiosques de alimentação, estética e beleza, por exemplo. Também encontram um amplo mercado em condomínios, com serviços de limpeza e conservação, ou em residências, com atendimento especializado para idosos ou pacientes em recuperação de tratamentos médicos.

4. Novos modelos e mercados:

Na medida em que se expande e se consolida, a franchising tem proporcionado uma série de oportunidades para as quais é importante prestar atenção. Existem muitas opções, que incluem inclusive atividades com tecnologia e ações de responsabilidade ambiental, social e corporativa (ESG). Até mesmo a internacionalização das redes é uma opção: muitas franquias brasileiras têm levado suas marcas para o exterior.

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Na base do sucesso de uma franquia está um atendimento qualificado, que concilia o melhor da automação e da tecnologia com o que existe de mais valioso nos atendentes experientes, capazes de lidar com casos mais complexos. Garantir a melhor jornada do consumidor, a melhor interação com fornecedores e os serviços mais eficientes de entrega pode se mostrar o caminho para o sucesso do empreendimento. A Voxline está bemposicionada para entregar estes diferenciais.

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