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Recuperação e transformação. Este é o cenário de momento do setor de Food Service, que engloba bares, restaurantes, cafés, lanchonetes e toda a cadeia de oferta de alimentação fora de casa. Tendências desenhadas na pandemia têm se fortalecido, incluindo a força inédita do delivery e do uso de automação no atendimento, enquanto o mercado segue aquecido – a queda de faturamento provocada pela Covid-19 vem sendo superada a passos largos.

Na comparação com todos os demais países do mundo, o Brasil é o quinto maior mercado de Food Service em valor, atrás apenas de Estados Unidos, China, Grã-Bretanha e Japão, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Atuam neste setor quase 2 milhões de organizações, o que se aproxima de uma em cada dez empresas ativas no país. É uma área diversa e dispersa. Tem grande alcance nacional e oferece oportunidades para players de todos os portes.

Segundo a consultoria Mordor Intelligence, este é um ramo de US$ 17,35 bilhões, que tende a alcançar US$ 24,03 bilhões até 2029. Os restaurantes de serviço rápido se destacam: registraram um crescimento de 27,41% entre 2020 e 2022 e devem seguir liderando o movimento de crescimento anual composto do setor, que tende a se manter a uma taxa anual de 6,73%.

Como aponta outra pesquisa, essa realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) e pela consultoria Galunion, 74% das 464 empresas ouvidas registraram, em setembro de 2023, um faturamento superior ao de 2022 – contra 58% que apontavam o mesmo desempenho positivo um ano antes.

Diante deste cenário, uma série de oportunidades se apresenta. Algumas já vinham se desenhando nos próximos anos, mas ainda não foram inteiramente exploradas. Outras já se tornaram cruciais para a sobrevivência das organizações. Conheça agora as principais, que vão se mostrar mais importantes em 2025.

1. O delivery veio para ficar

Os consumidores valorizam a compra de alimentos a distância, e o fazem a partir de seus telefones: de acordo com a plataforma de análise de dados Statista, em 2023, 84% das pessoas que têm smartphones utilizaram seus aparelhos para pedir comida. Em 2017, eram 47%. Em 2019, antes da crise sanitária, 62%.

Ou seja, o cliente se comunica através de aplicativos e busca recebimentos ágeis e de qualidade. Nesse contexto, as chamadas dark kitchens, ou cozinhas fantasmas, têm ganhado relevância, já que se concentram exclusivamente no atendimento para entrega. Conforme um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aproximadamente um terço dos restaurantes listados no iFood seguem este formato.

Estas tendências são acompanhadas por dois hábitos, o take away, em que os clientes pedem a distância e se dirigem a uma loja para fazer a retirada, e o grab and go, quando o produto já está pronto e disponível para consumo imediato.

2. A Inteligência Artificial (IA) gera resultados

Quanto mais as empresas do setor utilizam a IA, a tradicional e a generativa, mais evidentes ficam os benefícios. A tecnologia apoia a otimização de processos internos em todas as áreas e apoia, em especial, a jornada do consumidor, de forma cada vez mais personalizada. O atendimento automatizado resolve boa parte das demandas rotineiras, a um custo mais baixo e com maior eficiência.

Como aponta a Galunion, 64% dos empreendedores do Food Service que fazem uso da IA afirmaram que identificaram um desempenho superior ao faturamento de um ano atrás. Elas usam a tecnologia principalmente para marketing e comunicação, atendimento a clientes e para definir preços e promoções. Entre as estratégias definidas por estas empresas estão o investimento em estruturas para facilitar o fluxo de entregas de delivery e take away – e também o foco em práticas mais sustentáveis.

3. O consumidor cobra ações sustentáveis

A sustentabilidade é uma cobrança da sociedade, que se expressa diretamente na atenção dos compradores ao tema. A redução de emissões, com a implementação de cadeias logísticas inteligentes, está entre as prioridades, assim como a digitalização da jornada, mesmo no atendimento presencial, com finalidade de reduzir a utilização de recursos.

As embalagens reutilizáveis são uma tendência recente, que vem sendo alimentada por startups focadas em possibilitar soluções inovadoras – e logo poderão dominar o mercado, com o benefício da diminuição do uso de papel e plástico. A economia de água no processo de lavagem de utensílios, do mesmo modo que o uso reduzido de energia elétrica com o investimento de sensores de presença em banheiros e corredores, também se mostram relevantes.

A Voxline é especialista em Food

Com duas décadas de experiência e mais de 40 clientes, a Voxline é a maior operadora de soluções de delivery do Brasil. Transfere a jornada completa de atendimento, vendas e suporte, em múltiplos canais, integrando tecnologia e relacionamento humanizado. Os resultados em Food da empresa abrangem:

  • Suporte a lojistas e franqueados;
  • Atendimento aos parceiros de marketplace e entregadores;
  • Central de vendas delivery;
  • Assistência ao consumidor institucional e entregas;
  • Monitoramento do fluxo de pedidos;
  • Monitoramento de disponibilidade de produtos e lojas;
  • Desenvolvimento de soluções de delivery, incluindo aplicativos, marketplace e logística.

Entre os maiores players do setor que a Voxline atende está uma rede criada no Brasil, com mais de 35 anos de história e mais de 300 lojas espalhadas em todo o país. É conhecida pela excelência em seus produtos e o alcance de suas franquias. Na medida em que o acesso à internet aumentou nas residências e os serviços de entrega se mostraram cada dia mais relevantes, as duas companhias, em parceria, desenvolveram novas frentes de relacionamento, utilizando WhatsApp, marketplaces e canais exclusivos de televendas.

Assim, a rede desenvolveu novas frentes de vendas, com base na ampliação dos canais de atendimento, que permitiram chegar ao cliente onde quer que ele esteja – e, mais do que apenas contactá-lo, também fidelizá-lo. Dessa forma, com abordagens que colocam o consumidor no centro e uma estratégia que torna a jornada de compra fluida e flexível, esta empresa se fortaleceu para o futuro, com o suporte da Voxline.

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