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Com 8,51 milhões de quilômetros quadrados, o Brasil tem mais de 211 milhões de habitantes, sendo que, cerca de 92,1 milhões de pessoas se declaram pardas; 88,2 milhões, brancas; 20,6 milhões, pretas; 1,7 milhão, indígenas e 850,1 mil, amarelas. Cada uma das áreas do país tem características próprias: a região Norte tem o percentual superior de pardos (67,2%), o Sul mostra a grande proporção de brancos (72,6%) e o Nordeste registra a maior porcentagem de pretos entre seus residentes (13,0%).

Os dados constam do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dão uma ideia da diversidade dos moradores do país. São rotinas e realidades muito distintas: de São Paulo, a cidade mais populosa, com 11.451.245 de habitantes, a Serra da Saudade (MG), o município menos povoado, com 833 cidadãos, existem enormes diferenças de clima, atividade profissional e acesso a serviços públicos. Mesmo dentro de cada capital, ou no interior, as discrepâncias na renda criam nichos nas comunidades.

E há outras dissemelhanças importantes que caracterizam a população nacional. A idade, por exemplo, a expectativa de vida ao nascer, que aumentou de 36,5 anos em 1930, para 69,9 anos em 2000, chegou a 75,5 anos em 2022 e deverá alcançar 81,3 anos em 2050. A fração de idosos segue aumentando: em 1960, representavam 4,7%, em 2000 já eram 8,5%, agora são 10,9% e em 2050 chegarão a 29%, sempre de acordo com o IBGE.

Como, então, uma empresa pode atender a tantos contextos diferentes, de forma satisfatória e igualitária, com foco nas tendências de futuro? Afinal, em alguns setores da economia, é possível focar em espaços específicos. Para outros, como Food e Health, em geral, a estratégia da maior parte das companhias passa por ampliar ao máximo o acesso aos produtos e serviços. É provável desenvolver técnicas de vendas e comunicação capazes de cativar grupos amplos. E a tecnologia pode auxiliar com este desafio.

1- Atendimento personalizado e acolhedor com o uso da tecnologia

No caso de uma companhia com atuação em todo o território nacional, ou uma rede de franquias com grande capilaridade, os clientes podem ter os mais variados sotaques. Até recentemente, a única forma de atender a cada um deles era criar contact centers regionais. Essa tática continua válida, mas pode ser apoiada pela utilização de Inteligência Artificial (IA), preparada para solucionar as demandas mais corriqueiras.

Afinal, a capacidade de aprender a partir de interações anteriores faz com que a ferramenta tenha competência de incrementar a qualidade da relação      das marcas com seus mais diversos clientes. Além disso, a tecnologia possibilita avançar na direção do atendimento hiperpersonalizado, que permite gerar promoções direcionadas, entregar um resultado mais assertivo e consolidar um vínculo de longo prazo com os usuários – que, aliás, mudam com o tempo, conforme novas situações, que podem envolver desde uma fase de queda na renda até o nascimento de filhos.

Assim, acolhendo cada consumidor, em cada momento, entendendo seu momento de vida e oferecendo as melhores soluções com empatia, as corporações podem prosseguir em sua habilidade de agregar uma ampla variedade de públicos.

2- Alinhamento global e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)

Nos últimos anos, grandes corporações de todo o planeta têm perseguido os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 como metas para garantir um mundo mais justo e diverso.

Os 17 objetivos abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados no Brasil e no mundo e, no 12º tópico da lista, aborda aspectos relacionados ao consumo e à produção responsáveis. Para o setor de alimentos, ela prevê, até 2030, reduzir pela metade o desperdício de produtos per capita mundial, nos níveis de varejo e do consumo final, e diminuir as perdas de alimentos no decorrer das cadeias de fabricação e abastecimento.

As organizações atentas a estas solicitações tendem a fortalecer sua reputação, além de alcançar resultados expressivos para seus compradores. O ramo de Health, por exemplo, por definição dedicado a salvar vidas, só tem a ganhar ao absorver clientes dos mais variados perfis, com artifícios de interação que atendem às necessidades que vão continuar cada dia mais importantes na medida em que o século 21 avança.

3- Suporte ao Customer Success

Quando se trata de relacionamento com o cliente, a inclusão está diretamente ligada às melhores práticas de Customer Success, que consiste em implementar recursos e planos que garantam que este consumidor seja bem-sucedido ao final desta comunicação. Quanto mais focada em quem consome e em suas exigências, em todas as etapas da jornada, incluindo o pós-venda, mais atenta à pluralidade uma firma é.

Contar com um parceiro terceirizado, capaz de entregar o melhor desempenho para cada companhia, independentemente do porte e da área de atuação, representa um diferencial estratégico importante. Afinal, um local experiente em convivência com indivíduos e apto a proporcionar a melhor proposta de valor personalizada libera as equipes atendidas a focar em ações relacionadas com o core business.

A Voxline pode contribuir com este suporte. Sua aptidão em integrar diferentes canais, gerando uma experiência única, tem a qualificação de potencializar os negócios, com um atendimento personalizado que pode ampliar a quantidade de clientes, localizando novos possíveis adquirentes nas mais variadas parcelas da sociedade.

Assim, a maior instituição de soluções especializadas em Food e Health do Brasil se mostra habilitada a ajudar para o avanço de seus clientes, com base em ações alinhadas aos princípios de governança ambiental, social e corporativa (ESG).

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