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Com cinco novos espaços inaugurados em 2023, o Brasil chegou ao total de 639 shoppings centers. Eles acolhem 121 mil lojas, que ocupam 17,8 milhões de metros quadrados. O faturamento alcançou um recorde de R$ 194,7 bilhões, um aumento de 1,5% em relação a 2022.

Os dados constam do Censo Brasileiro de Shopping Centers 2023–2024, feito pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). A área bruta ocupada cresceu 1,9% em um ano. O total de visitantes por mês, na média, saltou 4,3% e alcançou 462 milhões, o equivalente a uma cidade do porte de Caxias do Sul (RS), por exemplo. O ramo gerou 1,062 milhão de empregos diretos com alta de 1,8% em relação a 2022.

Tamanha expansão supera os indicadores pré-pandemia e reforça uma tendência importante que já vinha sendo desenhada na década anterior: os centros comerciais costumam se apresentar como ambientes de convívio completos, que movimentam a vida econômica, social e até mesmo cultural do bairro onde estão inseridos. Parte importante desse processo acontece nas praças de alimentação.

Por que os serviços alimentícios são tão importantes para os shoppings?

É difícil imaginá-los sem lugares para os frequentadores comerem. Muitas vezes, têm grandes dimensões, ocupam pontos centrais e, em outros casos, se distribuem separadamente de maneira estratégica. De toda forma, essa aliança entre os centros comerciais e os locais para restaurantes é antiga e muito produtiva para ambos.

É possível, por exemplo, que as pessoas entrem para fazer uma compra e decidam parar para se alimentar. Ou o contrário: a motivação principal seja contar com opções distintas de refeições para a família, mas no percurso optem por adquirir produtos ou serviços disponíveis no ambiente.

Em outras palavras, as praças de alimentação impulsionam os shoppings, que por sua vez fortalecem as empresas da mesma categoria que, inclusive, entregam em domicílio a partir destes comércios. Do ponto de vista do Food Service, a localização estratégica, geralmente no meio de regiões populosas e muito procuradas ao longo do dia, favorece a entrega a distância.

Busca pelo delivery

Atualmente, 91,5% dos lares brasileiros têm acesso à internet, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma parcela importante destes imóveis se localiza perto de shoppings. Além disso, o retorno ao trabalho presencial, mesmo que em parte do tempo, vem incentivando a reocupação de edifícios corporativos, muitos deles também próximos a praças de alimentação de grandes centros comerciais.

Nos dois casos, quando se considera que 40% dos brasileiros pedem comida  todos os dias, de acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma Opinion Box, fica claro o quanto o delivery permanece fundamental para o setor de Food – que, por sua vez, acompanha o movimento de crescimento dos shoppings em todo o país.

Este cenário incentiva as empresas de alimentação a buscar pontos comerciais e zonas que podem ser utilizadas como base para a distribuição de entregas tanto presenciais quanto à distância.

Fortalecimento das franquias

De acordo com a Pesquisa de Food Service 2023, feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com a consultoria Galunion, 52% das franquias do Brasil atuam em shoppings, e o delivery é utilizado por 93% das redes com crescimento de 14% em valor nas operações das marcas em 2022.

Neste contexto, entregar o melhor atendimento, seja na loja física ou na entrega, a partir de praças de alimentação, se mostra crucial para as empresas. Para alcançar este objetivo, é importante garantir que os consumidores sejam atendidos em todas as suas demandas, incluindo os casos mais complexos, em que o pedido é feito online, com certa antecedência, para retirada in loco.

A Voxline apoia o setor

Os shoppings são estratégicos para uma companhia de origem paulista, líder no ramo, com mais de 35 anos de história e mais de 20 mil colaboradores. Para dar conta da enorme demanda, distribuída por uma ampla rede de 320 restaurantes, instalados em 17 estados, a empresa investe continuamente na qualidade, agilidade e assertividade do serviço.

Recentemente, este esforço resultou na abertura de novas frentes de assistência, seja por voz, com canais exclusivos de televendas que utilizam Inteligência Artificial, por marketplaces ou até mesmo por WhatsApp. Foi uma parceira especializada em atendimento ao cliente, a Voxline, que liderou este processo.

Maior operadora de soluções de delivery do Brasil, líder em Food com mais de 40 clientes, incluindo algumas das maiores corporações da área, a Voxline disponibiliza recursos que integram diversos canais, como Assistente Virtual Inteligente (AVI), aplicativos, iFood, e-commerce e WhatsApp, democratizando o acesso, implementando uso de automações e fomentando a venda self-service.

O esforço resultou no gerenciamento de mais de 19 milhões de pedidos via canais digitais, entre 2021 e 2022, representando cerca de R$ 918 milhões em faturamento. Esta operação contou com diferentes partes internas da Voxline, incluindo o Centro de Inteligência Analítica (CIA), o geoprocessamento e o Desenvolvimento Humano e Organizacional, além de Treinamento e Qualidade.

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