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Em 1971, o programador americano Ray Tomlinson disparou o primeiro e-mail da história. Era um teste, e ele não salvou a mensagem nem memorizou o conteúdo – apenas lembraria, no futuro, que digitou letras aleatórias, apenas para confirmar que o sistema de fato funcionava. 

Havia outros modelos de correio eletrônico em teste, fazia anos, mas foi Tomlinson e sua equipe de desenvolvedores que definiram o padrão utilizado até hoje, incluindo o @ obrigatório na identificação dos usuários. Passaram-se cinco décadas, e perto de 4 bilhões de pessoas têm contas de e-mail. É aproximadamente metade da população mundial. 

A invenção de Tomlinson não fez muito sucesso na época. Foi apenas nos anos 90, com a popularização da internet e o surgimento de serviços gratuitos, que ganhou escala a capacidade de enviar “cartas eletrônicas” (a origem do nome “e-mail” em inglês).  

A partir de então, o ambiente corporativo aderiu à novidade com entusiasmo, já que ela apresentava uma série de vantagens. Os e-mails contribuíram de forma decisiva, por exemplo, para a derrocada dos aparelhos de fax, utilizados desde os anos 70, quando se queria compartilhar, com rapidez, informações documentadas e por escrito. 

Nos últimos anos, novas formas de comunicação dentro das empresas se tornaram populares. Mas os e-mails permanecem fundamentais. Afinal, eles apresentam uma série de vantagens próprias, que se mantêm relevantes, principalmente dentro das organizações. Confira agora quatro benefícios da ferramenta. 

1. Custo baixo 

Manter uma conta de e-mail para dezenas, centenas ou mesmo milhares de funcionários não é caro. E a comunicação pode ser personalizada, com assinaturas individuais e padronização na formatação dos nomes das contas, identificando a empresa de origem da mensagem. 

2. Assincronicidade 

Além de selecionar as pessoas que vão receber as mensagens e a possibilidade de criar grupos padronizados, o e-mail pode ser aberto por cada destinatário, no melhor momento para cada um deles, a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. 

3. Velocidade 

As trocas de informações são recebidas de forma instantânea. Além dos conteúdos incluídos no corpo do e-mail, também podem ser compartilhados arquivos, com agilidade, desde arquivos ou até quaisquer outros formatos. 

4. Capacidade de armazenamento 

O histórico das mensagens permite recuperar, a qualquer momento, detalhes de conversas prévias, o que facilita o controle das comunicações, com agilidade e transparência para todas as partes envolvidas, com registro do dia e do horário em que as informações foram enviadas. 

Por outro lado, utilizar grandes quantidades de contas de e-mail pode se mostrar uma tarefa trabalhosa, sob o risco de enviar mensagens para destinatários indesejados, ou deixar de inserir pessoas importantes para a troca de mensagens – sendo que não há como cancelar o envio. Para atender a essa demanda, existem serviços de gerenciamento de e-mails, que entregam eficiência e capacidade de gestão ao disparo de mensagens. 

Gerenciador de e-mail 

Dedicado desde o ano 2000 a entregar diferentes canais e soluções em uma experiência única, o Voxline disponibiliza um gerenciador de e-mail capaz de melhorar a eficiência do encaminhamento de mensagens, sincronizando dados, fazendo pesquisas rápidas, integrando filtros e até mesmo agrupando várias contas. 

O gerenciador tem uma interface intuitiva, que pode ser configurada de acordo com  
as necessidades da empresa. O resultado é uma combinação de agilidade nas respostas, padronização das informações, gestão dos atendimentos divididos entre a equipe, segmentação das mensagens e produção de estatísticas e relatórios 

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