Você sabe como surgiu o canal Reclame Aqui? Tudo começou em 2001, quando o empreendedor Mauricio Vargas perdeu um importante negócio por culpa de uma companhia aérea e percebeu que não existia um canal independente para levar adiante sua reclamação. Ele então decidiu criar um canal para clientes insatisfeitos expressarem seus questionamentos sobre produtos e serviços.
Importância do Reclame Aqui para empresas e consumidores
São os consumidores que levam para o site as informações e eles podem solicitar que empresas não cadastradas participem da plataforma. Por isso mesmo, o veículo tem credibilidade. Cada reclamação, procedente ou não, é levada para as organizações participantes e o grau de efetividade na solução daquelas que são consideradas razoáveis é medido e comparado.
Para uma companhia que entende a importância de valorizar o pós-venda e transformar críticas em melhorias, o site se tornou uma ferramenta estratégica para garantir o melhor posicionamento na relação com seu público.
São mais de 30 milhões de pessoas cadastradas e 1,5 bilhão de acessos por ano e 45 mil reclamações registradas, em média, por dia. O índice de resoluções é alto, 78%. Resultado: o maior site de pesquisa de reputação e de marcas da América Latina passou a ser utilizado como uma forma de checar a credibilidade das empresas, antes mesmo de contratar uma compra de produto ou serviço.
Os quatro critérios para medir o desempenho no Reclame Aqui
As reclamações mais comuns giram em torno de seis fatores: comunicação insatisfatória; não cumprimento dos prazos de entrega; propaganda enganosa; omissão de informações; produtos danificados e baixa qualidade de produtos e serviços. A companhia é imediatamente notificada assim que cada questionamento é publicado. E tanto o questionamento quanto a resolução são públicos, o que fortalece a credibilidade da plataforma.
Receber contestações é inevitável. O segredo está em lidar com elas da melhor maneira possível. Para alcançar este objetivo é importante levar em conta que o site mede quatro quesitos: índice de resposta, média das avaliações, índice de solução e índice de novos negócios. Somados, eles permitem identificar o grau de atenção às demandas dos consumidores, a capacidade de resolvê-las e a disposição dos clientes em fazer novos negócios após o registro – sinal de que ficaram satisfeitos.
9º entre 500 mil
Entre 500 mil empresas cadastradas no Reclame Aqui, o Ragazzo está em 9º lugar como melhor resolutivo, com 99% de assertividade. Como foi possível alcançar esta marca tão relevante? A resposta está na qualidade dos serviços de atendimento prestados pela Voxline.
A empresa, que atende o Ragazzo, conta com mais de 20 anos de desempenho no mercado, mais de 40 clientes e oito anos em média de tempo de contratos. É reconhecida pela capacidade de integrar diferentes canais e soluções em uma experiência única e se apoia em comunicação personalizada para os negócios, com especialistas preparados para cada necessidade. O resultado é traduzido em mais de R$ 700 milhões anuais em transações de delivery nos canais da empresa.
Ao liderar o setor e garantir o melhor desempenho em entregas, a Voxline leva seus clientes para um outro nível de reputação. A gestão de registros no Reclame Aqui é parte crucial neste processo, que garante que a organização alcance o maior respeito possível no mercado onde atua.