X

Aprovada em agosto de 2018 e implementada a partir do primeiro semestre de 2021, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já faz parte da rotina das organizações e dos cidadãos.

Era necessário, de fato, garantir a privacidade num novo cenário, marcado pela digitalização acelerada dos canais de relacionamento com os usuários de serviços e consumidores de produtos. A maneira como as informações seriam armazenadas e preservadas mudou, e era fundamental evitar que brechas legais facilitassem seu compartilhamento indevido.

Impacto da LGPD no Setor de Saúde

Com a lei devidamente implementada e inserida na rotina das organizações, já é possível identificar de que formas o setor de saúde se adaptou e fortaleceu os cuidados com a segurança dos dados dos clientes – afinal, são informações estratégicas e de enorme importância para as empresas e os pacientes, estejam eles em plataformas digitais ou físicas.

No caso específico do atendimento em saúde, a LGPD proporcionou uma série de mudanças que desafiaram as empresas do setor a garantir a confiabilidade dos contatos realizados em plataformas online. Conheça agora três novas rotinas implementadas desde então.

Novas Rotinas Implementadas no Setor de Saúde devido à LGPD

1. Cuidado com o consentimento

Ficou reforçado para o setor o conceito de posse dos dados sensíveis: eles pertencem aos pacientes, que precisam consentir o compartilhamento devidamente informados a respeito da forma como as informações vão ser utilizadas. A prática gera novos cuidados a respeito da troca de informações entre diferentes equipes médicas, por exemplo.

2. Fortalecimento das conexões com terceiros

As obrigações da LGPD se aplicam a toda a cadeia de saúde, que é extensa e abrange desde clínicas e consultórios até laboratórios e hospitais. Garantir que todos estejam alinhados e comprometidos é crucial para que toda a cadeia de valor permaneça que preserve o sigilo de dados, diferenciando os sensíveis dos que podem ser compartilhados.

3. Adoção do prontuário eletrônico

Na sequência da aprovação da LGPD, foi aprovada também a Lei do Prontuário Eletrônico do Paciente, que apoia e orienta o trabalho dos profissionais de saúde no manuseio e no armazenamento das fichas de todo paciente. Dessa forma, a LGPD alcança a rotina das organizações, direcionando, de forma objetiva, a maneira como os dados precisam ser gerenciados.

4. Atendimento cada vez mais qualificado

A gestão de dados dos pacientes começa pelos canais de atendimento. É com base em uma comunicação eficiente e bem gerenciada que as empresas do setor garantem que seus pacientes sejam bem cuidados. Por isso, na mesma medida em que é preciso garantir o contato mais rápido e eficaz, também se faz necessário gerenciar riscos relativos à LGPD.

Conte com a Voxline

Com mais de 20 clientes no segmento Health, a Voxline é especializada em proporcionar o melhor atendimento, humano, especializado e tecnológico. As soluções desenvolvidas pela empresa contribuem para as organizações entregarem cuidado a seus pacientes, com eficiência e altos padrões de governança – diretamente ligados ao melhor desempenho em segurança e conformidade com a legislação.

A automação de processos repetitivos proporciona agilidade e libera os times para humanizar os casos que precisam de maior atenção. Tudo isso com apoio integrado à gestão de farmacovigilância, suporte aos representantes, suporte em caso de reclamações técnicas e acolhimento a pacientes crônicos.

Um cliente específico (uma operadora de plano de saúde) viu a experiência do cliente melhorar de forma significativa, resultado de mais de 30% de automação de processos repetitivos, melhoria de mais de 80% nos KPIs dos casos críticos e aumento de 40% no acesso via canais digitais. A operação se tornou 35% mais eficiente, sem perder de vista a obediência aos padrões estabelecidos pela LGPD.

Saiba mais sobre as soluções da Voxline para Health clicando aqui.

Voltar para o
BLOG