O segmento de franquias de alimentação continua passando por transformações profundas iniciadas em 2020 – e que seguem se ajustando e se consolidando. De acordo com a Pesquisa de Food Service 2023, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com a consultoria Galunion, o delivery, que ganhou escala e alcance ao longo dos últimos anos, é utilizado por 93% das redes e cresceu 14% em valor nas operações das marcas em 2022 – o tíquete médio das entregas é mais alto do que nas compras em salão: R$ 61,64 (com taxa) contra R$ 52,69. Ainda assim, perdeu 10% de market share, resultado da retomada das compras presenciais.
Quando se trata do atendimento em estabelecimentos físicos, 52% estão em shopping centers, contra 36% em 2022. Outros 39% na rua (eram 50% em 2022) e 9% em galerias e outros lugares (14% em 2022). O que significa que existe um movimento expressivo de migração, das ruas para os shoppings, que se tornaram o local mais procurado pelas franquias de alimentação.
Compromisso com Sustentabilidade (ESG) e Eficiência no Atendimento Rápido
No balanço geral, o segmento faturou R$ 51,918 bilhões em 2022, 18% a mais do que no ano anterior. A trajetória de recuperação se confirma por outro dado: o número de unidades cresceu 9%, chegando a mais de 40 mil.
O levantamento também apontou que o segmento de franquias de alimentação busca captar e reter talentos com base em ações de diversidade e inclusão: 93% das redes dizem adotar políticas com esses objetivos. Também atuam para implementar práticas em ESG: 74% dos entrevistados participam de ações sociais e 68% buscam atenuar os impactos ambientais resultantes de suas atividades, com controle de desperdício de alimentos e o uso de embalagens ambientalmente responsáveis.
A jornada dos consumidores também está no foco, e ela passa pela adoção em massa de opções de serviço rápido, usado especialmente em fast food, fast casual, self-service, lanchonetes e cafeterias. Nesta pesquisa em questão, a opção por entregas ágeis foi identificada em 73% do total de entrevistados. A fim de atender essa demanda tão importante, 44% dos franqueados optaram por reduzir e reorganizar os itens disponíveis no cardápio.
Suporte a Entregas – Potencializando o Delivery
Em outras palavras, grandes grupos de alimentação com atuação no Brasil têm migrado para lojas em shoppings como uma forma de reforçar a experiência mais segura e rápida para os consumidores. Essa opção é acompanhada por soluções ágeis de atendimento presencial e de entrega de pedidos.
Várias das maiores franquias de alimentação contam com o apoio da Voxline, a maior operadora de soluções de delivery no Brasil, com mais de 90 prêmios de reconhecimento. Trata-se da maior empresa de soluções especializadas em Food e do Brasil, a única empresa que atua na jornada completa do fast food em território nacional, capaz de entregar a melhor jornada do consumidor.
Entre as soluções que melhoram o desempenho das franquias e a qualidade do atendimento a lojistas e franqueados, incluem-se o desenvolvimento de aplicativos, marketplaces e serviços de monitoramento logístico, além do controle de fluxo de pedidos e de disponibilidade de produtos e lojas. Destaque também para o SAC para consumidor final, que utilizar automação para alcançar o melhor desempenho.
Para um cliente em especial, uma das maiores redes de lanchonetes do Brasil, a Voxline implementou a solução de SAC por WhatsApp como ferramenta de relacionamento com seu consumidor. Assim, habilitou a rede de franquias a atender mais e melhor, com melhoria de 1200% na retenção nas interações de SAC e 248% no volume de interações de SAC em horário de maior fluxo, entre 2019 e 2021.Clique aqui para conhecer as soluções da Voxline.