X

Quando se trata de planejamento no varejo, nunca é cedo demais para começar a desenhar as ações para os próximos meses. Afinal, este é um setor fortemente marcado pela sazonalidade. No início do ano, já é possível saber quando vão acontecer as datas mais marcantes do calendário, aquelas que mais mobilizam os consumidores.

Nem todas são fixas. Algumas, ligadas por exemplo a eventos esportivos, só acontecem em determinados anos. E cada uma tem apelos variados, de acordo com o principal produto ou serviço disponibilizado. Mais um motivo para iniciar o trabalho de pesquisa de tendências e de demandas dos clientes, de forma a vender mais e se diferenciar no mercado.

Confira agora as datas mais importantes para o varejo em 2025:

1. Carnaval, 04 de março: a festa popular abre grandes oportunidades para o comércio, o turismo e o setor de entretenimento e de alimentação, especialmente, nas maiores capitais e nas cidades litorâneas.

2. Dia Internacional da Mulher, 08 de março: oportunidade única para valorizar a presença feminina na sociedade e reforçar o posicionamento da marca com ações de comunicação e de reputação.

3. Dia do Consumidor, 15 de março: trata-se de uma ótima ocasião para valorizar a relação da empresa com seus clientes, com promoções exclusivas que valorizem, em especial, quem costuma comprar com regularidade.

4. Páscoa, 20 de abril: momento perfeito para os comerciantes de chocolates, é claro, mas que também abre espaços para valorizar o convívio em família – e apoiar a preparação do almoço especial que costuma reunir as pessoas.

5. Dia das Mães, 11 de maio: uma das datas mais marcantes do ano gera demanda em uma série de produtos, incluindo áreas como eletrodomésticos, moda, saúde e beleza, smartphones, casa e decoração.

6. Dia dos Namorados, 12 de junho: o setor de Food, em especial, precisa se preparar com antecedência para esta data, que costuma render cardápios especiais. Mas outras áreas de consumo, de moda a cosméticos, também se beneficiam.

7. Mundial de clubes de futebol, 15 de junho a 13 de julho: com a participação de clubes brasileiros no novo torneio, as oportunidades para artigos esportivos, bebida e alimentação se multiplicam, ao longo de um mês.

8. Dia de São João, 24 de junho: na região Nordeste, em especial, as festividades juninas são comparáveis ao carnaval, em escala e demanda por produtos e serviços. A tendência tem se espalhado para outros estados.

9. Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, 28 de junho: conquista histórica, a celebração da data gera oportunidades para a reputação das marcas e a valorização da diversidade.

10. Dia dos Pais, 10 de agosto: mais uma ocasião relevante para encontros festivos em família, além da busca por presentes nos mais variados setores do varejo, de moda a eletrodomésticos.

11. Dia das Crianças, 12 de outubro: além dos brinquedos, que geram uma movimentação semelhante a      do Natal, a data convida a criar momentos divertidos, com passeios em busca de atrações variadas e focadas nos pequenos.

12. Dia do Professor, 15 de outubro: é tradicional nas escolas, que os profissionais que zelam pela educação dos filhos ganhem presentes dos mais variados, de flores e chocolates a artesanato.

13. Dia das Bruxas, 31 de outubro: ano após ano, o faturamento com fantasias, decoração, doces e filmes só aumenta, resultado de uma adesão crescente à festividade tão popular nos Estados Unidos.

14. Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro: a data marca a morte de Zumbi dos Palmares e se consolidou para uma oportunidade relevante de reflexão sobre a importância do combate ao racismo.

15. Black Friday, 28 de novembro: este acontecimento comercial se consolidou como o início da temporada de compras de Natal, com faturamento de R$ 9,38 bilhões no Brasil em 2024, aumento de 10,7% em relação ao ano anterior.

16. Natal, 25 de dezembro: acompanhada do réveillon, uma semana depois, a data continua sendo uma das mais marcantes do ano para todos os setores da economia, do turismo aos cosméticos.

Além disso, é importante prestar atenção a datas relativas a setores específicos, como o Dia do Gato (17 de fevereiro), da Saúde (7 de abril), do Hambúrguer (28 de maio), do Meio Ambiente (5 de junho), da Pizza (10 de junho), do Chocolate (7 de julho), da Moda (21 de agosto) e do Cliente (15 de setembro).

Garanta o melhor atendimento

O sucesso de uma empresa de varejo depende diretamente da sua capacidade de escalar as vendas nas datas de maior demanda. Para que os melhores resultados sejam alcançados, diferentes equipes precisam se programar com antecedência, incluindo o setor de compras, o de logística e o de comunicação. E, é claro, a área de atendimento se mostra crucial, tanto durante os principais eventos quanto na gestão de pós-vendas, que pode transformar compradores ocasionais em clientes assíduos.

Com mais de 20 anos gerando valor entre pessoas e marcas, a Vox está comprometida a prover eficiência e inovação, integrando pessoas, processos e tecnologia. Desta forma, entrega soluções personalizadas, multicanal e omnichannel, de acordo com a demanda de cada cliente, em cada momento do ano.

Trata-se da maior empresa de atendimento especializado em Food e Health do Brasil, capaz de modular as atividades em comunicação ativa e receptiva, além de oferecer respostas em social listening e uma plataforma para gestão de rastreamento de pedidos.

Uma empresa do segmento de eletro e beleza, por exemplo, procurou pela expertise da Vox para integrar sistemas, otimizar processos, treinar equipes e controlar chamados, inclusive por e-mail. Em resultado, alcançou aumento de 45% de retenção de atendimentos pela Unidade de Resposta Audível (URA) e via WhatsApp.

Clique aqui para saber mais sobre as soluções da Vox para o varejo.

Voltar para o
BLOG