O setor de supermercados é um dos mais relevantes para a economia brasileira. Com faturamento de R$ 1 trilhão em 2023, responde por 9,02% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). A entidade aponta que são 414.663 lojas em todo o país, entre supermercados, hipermercados, atacarejos, mercados de vizinhança, e-commerces e pequenas empresas.
Elas atendem a nada menos do que 30 milhões de consumidores, todos os dias e empregam 9 milhões de colaboradores diretos e indiretos – são um dos setores que mais contrata no país, e dos que mais oferecem oportunidades para jovens trabalhadores que, dessa forma, iniciam a vida profissional e contribuem com o orçamento familiar.
O segmento, que reúne as empresas que formam o principal canal de abastecimento dos lares brasileiros, está num momento de expansão do número de lojas e de maior faturamento: a ABRAS informa que, no acumulado de janeiro a junho, o faturamento cresceu 2,2%. A previsão é de 2,5% de expansão em 2024, em relação a 2023.
A associação produz também um ranking das maiores companhias do ramo. Em comum, elas têm a capilaridade, regional ou nacional, e a capacidade de atender às demandas dos consumidores em diferentes canais – no primeiro semestre de 2023, supermercados e atacarejos donos de e-commerces experimentaram um crescimento de 43% na audiência, em comparação ao primeiro semestre do ano anterior, segundo levantamento da martech Standout.
4 Tendências para o setor
As empresas da área têm avançado de forma dinâmica e consistente, na direção de novas tendências de atendimento. Entre as inovações que vêm sendo incorporadas pelo setor, algumas utilizam tecnologias avançadas.
1. Internet das Coisas (IoT) na gestão de estoques e prateleiras
A logística é crucial para um supermercado. Centenas de diferentes produtos, com características próprias de armazenamento, dão entrada diariamente nas lojas. Com sensores conectados, fica possível melhorar o monitoramento das condições ideais de cada um deles, considerando temperatura, umidade e prazo de validade. A tecnologia já é utilizada, inclusive, para alertar sobre problemas urgentes, como um freezer que queima fora do horário comercial, por exemplo. Assim, preserva alimentos e evita prejuízos, garantindo a melhor gestão de estoque.
2. Big Data para prever comportamentos
O volume de vendas varia de acordo com o horário, o dia da semana, a presença de feriados – ou mesmo de jogos de futebol importantes ou datas comemorativas, que tendem a reunir as famílias em casa. Com a análise de dados gerados pelas vendas, as empresas têm conseguido avançar rapidamente na direção de prever, com antecedência e maior precisão, quais serão as maiores demandas dos próximos dias, considerando inclusive aspectos como a previsão do tempo, que pode, por exemplo, desincentivar a alimentação na rua.
3. Autoatendimento nos caixas
Leitores de códigos de barras conectados a telas de uso intuitivo permitem aos consumidores entrarem na área do atendimento independente. Eles se tornam capazes de registrar, embalar e pagar as próprias compras, com suporte de um atendimento presencial quando necessário. O serviço ainda é usado por apenas 10% dos brasileiros, mas o caminho é de crescimento, seguindo uma tendência global, que aponta que 39% do total de compradores já recorrem a esta alternativa, segundo a plataforma holandesa Ayden.
4. Relacionamento omnicanal
Até recentemente, as compras de mercado não costumavam ser realizadas online. As plataformas ainda não haviam evoluído o suficiente, em parte por conta da dificuldade de manter estoques atualizados de acordo com as vendas presenciais. Este cenário mudou com a pandemia, e o atendimento aos consumidores que antes se concentrava em registrar feedbacks no pós-venda, avançou para um cenário inteiramente novo. Agora, não só são possíveis as vendas online por aplicativos, seja para retirar no local ou para receber em casa, como os canais de interação diária com as pessoas estão se tornando muito mais completos e sofisticados.
Novo nível em atendimento
O setor está se transformando e levando novas soluções que aproximam o varejo de alimentação das pessoas, onde quer que elas estejam. As estratégias adotadas pelas corporações mais inovadoras são:
1. Canais phygital: é possível comprar a distância e retirar os produtos, ou recebê-los em casa, ou cumprir a experiência presencial tradicional de um supermercado depois de preparar uma lista de produtos no aplicativo da marca. Assim, ganha-se em comodidade e em detalhes de informações sobre o estoque disponível.
2. Relacionamento fortalecido: a composição de canais múltiplos conciliando atendimento automatizado e humano permite levar a comunicação com os consumidores a um nível inédito, marcado por uma interação muito maior. Fica mais fácil, por exemplo, divulgar promoções relâmpago e valorizar os clientes mais fiéis com ações exclusivas.
A Voxline apoia o setor
Com a proximidade do verão e das festas de fim de ano, a demanda sobre o setor aumenta consideravelmente. Para ajudar a lidar com este período de pico, o suporte de um parceiro especializado pode ser especialmente útil. Os benefícios, aliás, tendem a se expandir para o ano inteiro, com operações mais eficientes e resilientes com foco no relacionamento com os consumidores.
Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Voxline está bem posicionada para atuar ao lado destas empresas, contribuindo para o avanço da capacidade de atender ao cliente com excelência.
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