X

Os atendimentos virtuais como o Chatbot vieram para revolucionar as empresas: além da praticidade de gerenciar os dados, conferiu melhorias no relacionamento com o cliente, alcançando de fornecedores a consumidores finais. E parece que a tecnologia não foi moda passageira: de acordo com uma pesquisa produzida pelo Gartner em fevereiro de 2022, os chatbots deverão se tornar o principal canal de atendimento ao cliente em 5 anos.

            O motivo do sucesso? Simples: os chatbots tornaram a comunicação muito mais efetiva para todos os envolvidos na cadeia produtiva. Seja por meio de aplicativos, sites ou plataformas digitais, o “software de conversa” auxilia de forma rápida e assertiva, ampliando a capacidade de produzir mais em menos tempo, otimizando tarefas, favorecendo as métricas e novas estratégias para a empresa, que resulta em um ROI (Retorno sobre o Investimento) atrativo.

Uma vez que a solução passa a fazer parte do dia a dia das empresas, muito provavelmente não sairá mais. Fornecer autonomia ao “outro lado” das dinâmicas,  ganhar em agilidade e em visualização de dados é algo que quem tem, quer mantém, e quem ainda não se adaptou está correndo atrás. Isso porque os próprios parceiros comerciais e consumidores começam a exigir um modo mais proativo e moderno de se comunicar com as empresas e ter suas demandas atendidas. Tudo isso, claro, porque as tecnologias garantem resolução sem perder em humanidade: a sensação é a de não estar se relacionando com máquinas, mas sim com pessoas reais. Pelo menos é isso que se espera da qualidade de bons chatbots: otimizar custos sem perder em experiência.

A sua empresa já está adaptada para a tendência maior dos anos seguintes? Agir com antecedência é sempre a melhor pedida! De acordo com uma pesquisa de atendimento e suporte ao cliente (CSS) do Gartner realizada no começo de 2022, 54% dos entrevistados utilizam chatbot, VCA ou outra plataforma de IA conversacional para apps de relacionamento com o cliente. Que tal trazer a pedida dos próximos 5 anos já para o dia a dia?

Para isso, o primeiro passo é pensar uma estratégia de interação com todos os recursos necessários para atender os objetivos da empresa e garantir boa usabilidade. Mapeie a jornada da conversação, o tempo de atendimento e as taxas de abandono. Estude os dados e adapte o design, implemente features e adicione até Inteligência Artificial no ChatBot caso seja necessário, sem esquecer do User Experience.

Como a Voxline pode ajudar:

Otimizar o serviço de contato com o público do seu negócio é fundamental para a sobrevivência dele no mercado, especialmente em um momento em que os consumidores estão mais criteriosos com relação ao atendimento recebido. Por meio do SAC 4.0, é possível transformar o atendimento da sua empresa em uma experiência única em todos os canais. Somos especialistas em relacionamento com o cliente capaz de integrar toda a sua operação de atendimento com clientes e parceiros, além de fornecer tecnologia e suporte para decisões estratégicas a partir de um BI(Business Inteligence). Pela nossa solução de Business Process Outsourcing (BPO), ou Terceirização de Processos de Negócio, contemplamos pessoas, processos e tecnologia. Dessa forma, conseguimos otimizar de modo gradativo tanto a produtividade dos times quanto das atividades realizadas. Isso, ao longo do tempo, otimiza os processos do negócio, especialmente na área de relacionamento.

Voltar para o
BLOG