Existe uma demanda de mercado que ganha espaço a cada dia: o acesso a produtos e serviços precisa ser o mais simples, transparente e intuitivo possível. O varejo, por exemplo, sofre com a dificuldade de lidar com o abandono de carrinhos de compra, um hábito de 78% dos brasileiros, segundo uma pesquisa do site Opinion Box.
Outros ramos, que encaram demandas regulatórias ainda mais detalhadas, também são desafiados a lidar com o obstáculo de encontrar o atendimento mais simplificado possível, respeitando normas de segurança online muito rigorosas.
É assim com o setor financeiro, tradicionalmente muito avançado em soluções digitais, mas coerente com os cuidados mais extremos com o rigor no respeito a normas estabelecidas pelos órgãos públicos e monitoradas de perto pelos consumidores. Esse alto padrão de cobrança também alcança a saúde.
Nova era do atendimento no setor de Health
O setor de Health vem sendo beneficiado pelo advento de uma série de técnicas, que permitem integrar suportes, consultas e exames, tanto entre diferentes colaboradores quanto para os clientes. Além disso, a telemedicina foi definitivamente consolidada depois da pandemia – desde que uma série de protocolos seja seguida.
O agendamento utilizando aplicativos e chatbots representa outro diferencial importante, na medida em que simplificam um processo antes trabalhoso e burocrático, que demandava longos telefonemas ou visitas presenciais a centros clínicos. Desta forma, o acesso à medicina fica facilitado, e até mesmo mais seguro, desde que se apliquem tecnologias como a biometria e as assinaturas eletrônicas.
Do ponto de vista da gestão interna dos centros médicos, os aplicativos podem ser vinculados a prontuários eletrônicos, uma forma de garantir que todos os envolvidos no cuidado com a saúde possam compartilhar informações com agilidade a partir de qualquer lugar, o que pode garantir o melhor acompanhamento, especialmente em casos graves, com o potencial para salvar vidas.
Assistência com foco no cuidado
Em outras palavras, a combinação de tecnologia e auxílio qualificado, respeitando as demandas regulatórias e de segurança, inclusive as definidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), tem o potencial de levar o melhor desfecho clínico para os pacientes e a maior eficiência para as empresas. Para isso, é crucial investir em soluções completas e que cubram os mais diversos canais.
O cuidado online e presencial, conciliando todas as opções que os usuários estão acostumados a utilizar com outras companhias, é resultado de um trabalho consistente de busca por encontrar o paciente onde ele está, de forma a facilitar seu acesso a serviços que podem garantir a melhor qualidade de vida possível – ainda mais num contexto em que as pessoas se mantém ativas por mais tempo e o cuidado consistente e preventivo com doenças crônicas garante maior eficiência para o setor de saúde.
A orientação humanizada pode, e deve, se somar ao uso das novas ferramentas. Afinal, quando se trata de saúde as demandas são muito variadas e podem passar pela simples busca pela agenda de um médico ou um laboratório de confiança, até a busca por suporte em situações de emergência.
As empresas da área estão cientes destes problemas e precisam compartilhar dados com agilidade, sem colocar em risco a segurança de informações cruciais, como histórico médico, prontuários hospitalares ou resultados de exames.
O importante, seja no relacionamento com um chatbot ou num contato telefônico para temas mais delicados, é que o usuário se sinta acolhido em suas demandas, que geralmente envolvem possíveis riscos para eles ou para familiares.
Especialista em saúde
Há mais de 20 anos, a Voxline vem se especializando no atendimento qualificado, especialmente nos setores de Food e Health. Com mais de 40 clientes e mais de 90 prêmios de reconhecimento pela qualidade de seu trabalho, entende-se que o mundo mudou e com ele os comportamentos.
Num cenário em que as marcas são cobradas para se relacionar com os clientes de forma mais eficiente e mais próxima, as empresas do setor de saúde são especialmente provocadas a atender de forma ágil e ao melhor custo-benefício. As pessoas que estas organizações atendem demandam a melhor combinação possível entre a automação de processos repetitivos e a humanização do relacionamento, garantindo excelência do começo ao fim da jornada.
Todos podem se beneficiar das soluções da Voxline de diferentes formas:
• Auxílio omnichannel;
• Aumento da satisfação do seu cliente;
• Construção de relacionamentos próximos e eficazes com o público;
• Trabalho com BI estruturado, permitindo tomadas de decisões mais ágeis;
• Atendimento humano e por meio de inteligência artificial;
• Ações em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
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