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Entre as startups que apoiam diferentes setores da economia, o mercado de Food é um dos mais bem atendidos com soluções inovadoras, que servem diferentes aspectos da cadeia de atendimento. Uma análise realizada pela consultoria PwC, mostra que o boom das foodtechs, ocorrido em 2021, continua acelerado e deixando um legado dos mais relevantes.

Estas empresas investem principalmente em soluções para e-commerce, em proteínas alternativas, em bioengenharia para alimentos e em tecnologias capazes de melhorar a eficiência e a qualidade do atendimento para restaurantes e varejistas. Na frente da produção e da distribuição, a tecnologia contribui com diferentes iniciativas, desde sensores conectados, que garantem a melhor qualidade da refrigeração dos insumos, até a capacidade de ajustar equipes e processos logísticos com antecedência.

A empresa de consultoria Mordor Intelligence aponta que até mesmo o uso de Inteligência Artificial (IA) está em alta no setor: em 2024 recebia investimentos globais da ordem de US$ 9,68 bilhões, mas em 2029, apenas cinco anos depois, deve chegar a US$ 48,99 bilhões, resultado de um crescimento composto anual de 38,30%.

Como mostra o levantamento, as organizações estão digitalizando rapidamente a sua cadeia de abastecimento para diferenciar e impulsionar o crescimento das receitas, melhorando a eficiência em toda a cadeia, de forma a ampliar a capacidade de analisar os dados e a compreender melhor as variáveis, antecipando cenários futuros.

Por sua vez, a PwC também indica que a IA já se mostra valiosa para restaurantes. É utilizada na entrega, para facilitar a visualização das rotinas, mas vai além: já existem lojas que utilizam a tecnologia como assistente de cozinha, de forma a auxiliar na preparação e na padronização dos pratos que chegam à mesa.

O que esperar do futuro?

Em termos globais, a população tende a diminuir em países desenvolvidos, mas vai seguir aumentando em áreas de economias mais frágeis como a África e partes do Sudeste Asiático. A humanidade vai alcançar os 9,7 bilhões de pessoas em 2050, um salto significativo diante dos atuais 8 bilhões. Em resposta a esse cenário, a Organização das Nações Unidas (ONU) fez um apelo para que o setor de Food encontre formas de fornecer mais alimentos a custos mais acessíveis. As empresas responderam: uma série de soluções vêm sendo desenvolvidas, com impactos para outros locais, incluindo o Brasil.

Do ponto de vista do setor, os benefícios do investimento em tecnologia e eficiência são múltiplos. Eles abrangem as mais variadas etapas da cadeia de produção, distribuição e consumo, e atendem, inclusive, às demandas por redução de emissões e desperdício.

  • Aumento da eficiência operacional, com o desenho de processos que conciliam automação e pessoas;
  • Ganhos em rentabilidade, resultado da redução de desperdício de pessoas e recursos;
  • Foco maior na sustentabilidade, já que é possível produzir mais produtos com menor quantidade de comida;
  • Crescimento da segurança alimentar, efeito da maior disponibilidade de alimentos variados a preços acessíveis;
  • Melhoria da autoridade das empresas, que conseguem se posicionar e se diferenciar no mercado;
  • Reforço no monitoramento de equipamentos, com sensores conectados que apresentam sinais de desgaste com antecedência;
  • Evolução no atendimento ao cliente, que resulta em ações personalizadas mais ágeis, de forma a proporcionar uma melhor experiência.

Com a Vox, o setor avança

Maior operadora de delivery do Brasil, especializada no segmento Food, a Vox entrega um ecossistema de soluções baseado em mais de 20 anos de experiência. Ao longo desta trajetória, construiu expertise em diferentes frentes, incluindo o atendimento ao consumidor institucional, lojistas e franqueados, parceiros de marketplace e entregadores, além dos clientes finais. Também opera com soluções de monitoramento de disponibilidade de produtos e lojas e de monitoramento do fluxo de pedidos.

Mais do que uma das parceiras mais tradicionais do setor ao longo dos últimos anos, a Vox acompanhou toda e evolução das empresas de Food, especialmente no momento em que o delivery se tornou parte essencial dos negócios. A combinação de inovação e humanização leva os clientes da companhia a alcançar um novo grau de qualidade e eficiência em suas entregas e na construção de uma reputação sólida, baseada no monitoramento e na resposta ativa a comentários, sugestões e reclamações postadas em sites e redes sociais.

A tecnologia é parte crucial neste processo. Com um cliente específico, uma rede de fast food, a Vox alcançou um saldo de evolução nas interações do SAC utilizando um Agente Virtual Inteligente (AVI). O volume de contatos realizados em horários de maior fluxo aumentou 75%, com 71% de aumento da reversão de vendas e 26% de ganho no ticket médio.

Assim, a empresa soluciona diferentes demandas das empresas do setor. Elas podem precisar de novos canais de venda, de gestão ponta a ponta, mais eficiência na operação ou melhor atendimento aos clientes. Para qualquer um dos casos, a Vox está preparada para atender de forma completa, com ganhos nas vendas, na gestão, na eficiência e na satisfação.

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