Aproximadamente um em cada quatro brasileiros é cliente de planos de saúde. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no final de 2024 o país tinha 51,5 milhões de usuários de assistência médica. É o equivalente à população de um país do porte da Colômbia. São 671 operadoras, que todos os dias autorizam 754 mil consultas médicas e 3,2 milhões de exames, além de dar entrada em 25 mil internações e realizar 11.600 cirurgias, segundo a Associação Brasileira de Planos de Saúde (ABRAMGE). Em 2023, foram realizados 1,74 bilhão de procedimentos com o suporte do setor, que emprega mais de 5 milhões de pessoas.
Trata-se de um setor comprometido em lidar com as demandas de uma população que passa por uma ampla mudança de perfil: com o aumento da expectativa de vida do país, torna-se ainda mais importante atender de forma preventiva a doenças crônicas, em especial, problemas cardiovasculares, câncer, diabetes e os males respiratórios. Como aponta um levantamento da própria ABRAMGE, planos de saúde são o terceiro produto mais desejado pelos brasileiros, atrás apenas de casa própria e educação.
Há espaço, portanto, para ampliar a base de clientes, num cenário de aumento da demanda por serviços qualificados e preventivos. E é neste cenário que a automação apresenta uma série de benefícios para as empresas de Health entregarem mais, com eficiência e serviços personalizados e humanizados.
4 ganhos proporcionados pela tecnologia
Quando as ferramentas de automação entram em cena, toda a cadeia de atendimento em saúde pode ser beneficiada. Entenda agora quais são as principais vantagens concretas do uso da tecnologia a serviço das pessoas.
1. Acesso à telemedicina
A conectividade, aliada às mudanças na regulamentação realizadas durante a pandemia, viabilizou o atendimento a distância, que agiliza casos menos graves e até mesmo coloca pessoas de locais mais isolados em contato com especialistas, antes disponíveis apenas em cidades maiores. Ela também facilita a triagem e o encaminhamento de exames e receitas médicas, em um ambiente digital seguro e compartilhado com laboratórios e farmácias.
2. Melhoria de processos
No ambiente interno das empresas do setor existem ganhos que os pacientes podem não perceber de imediato, mas que são importantes para a qualidade do atendimento. É o que se observa quando um exame é encaminhado diretamente para o time médico responsável, que mobiliza as equipes em caso de pacientes de risco que não agendam a consulta de retorno. Assim, todos são beneficiados com ações mais eficientes e sem desperdício de recursos.
3. Qualidade na gestão
Como acontece também em empresas de outros setores da economia, os planos de saúde têm seus próprios departamentos financeiros, de logística, de assistência aos fornecedores e clientes e de gestão de pessoas. Cada uma dessas áreas pode ser diretamente favorecida por processos mais eficientes, apoiados pela automação, que alcança desde a administração tributária mais eficaz até as áreas de relacionamento com clientes.
4. Melhorias no atendimento
Aplicativos que facilitam o agendamento de consultas, exames e procedimentos dependem da automação para continuarem atualizados e eficazes. E eles precisam se manter conectados com os demais canais de contato, inclusive os telefônicos. Neste sentido, a tecnologia é utilizada para melhorar a qualidade do acesso a informações, em qualquer canal que a pessoa prefira, o que gera ganhos, inclusive, para a reputação da companhia.
A Vox apoia o cuidado com a saúde
Toda vida é única e demanda cuidados personalizados. A tecnologia apoia esta missão com soluções capazes de proporcionar um atendimento mais eficiente e focado na prevenção. Maior empresa de apoio especializado em Health do Brasil, com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Vox trabalha de acordo com estes princípios. Afinal, quando o cliente é um paciente, o cuidado deve ser ainda maior.
A empresa investe diariamente em um atendimento humano, com conhecimento técnico e uso de tecnologia, capaz de apoiar soluções efetivas para salvar vidas. As companhias do setor de saúde que confiam na Vox contam com uma série de diferenciais, em três frentes:
1. Foco nas pessoas
- Atendimento de pacientes por telemedicina;
- Apoio do diagnóstico precoce para doenças raras ou genéticas;
- Gestão de doentes crônicos, com o apoio e a atuação de uma equipe multidisciplinar;
- Relacionamento e fidelização.
2. Serviços especializados
- Relacionamento humano e virtual, por voz e texto;
- Gerenciamento em farmacovigilância de nível I,II e III;
- Agendamento automatizado de consultas;
- Suporte Técnico/Help Desk.
3. Suporte na inovação
- Utilização de multicanais, que formam uma plataforma de relacionamento omnichannel;
- Atendimento virtual inteligente (AVI), com interações por chatbot e WhatsApp;
- Automação de processos por RPA e autoatendimento;
- Monitoramento e interação em mídias sociais.
Assim, as empresas do setor contam com automação capaz de gerar eficiência e agilidade, proporcionada pela mecanização de processos manuais e repetitivos, tais como emissão de guias e agendamento de consultas e exames. Em outras palavras, as soluções customizadas da Vox para o setor geram saúde integrada, com qualidade, agilidade e redução de custos.
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