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Nos últimos anos, termos como malware, ransomware e phishing entraram para o noticiário e para as rotinas das organizações. Os casos de ações maliciosas contra órgãos governamentais e grandes empresas, de diferentes setores de atuação, têm se acumulado de forma acelerada.

De acordo com um levantamento da Check Point Research, no segundo trimestre de 2024, a América Latina registrou um aumento de 53% nos ataques virtuais, sendo que, no Brasil, o crescimento foi maior: 67%, com 2.754 tentativas por semana, em média, e aumento de 7% em relação ao mesmo período no ano passado. O relatório também identificou um acréscimo na sofisticação dos ataques, que têm se utilizado de Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina para ganhar maior eficiência.

Segundo um trabalho da Manage Engine, que entrevistou executivos e profissionais de segurança de Tecnologia da Informação (TI) que trabalham em empresas brasileiras de todos os portes, 54% dos especialistas identificam que as organizações onde atuam sofreram mais ataques bem-sucedidos em 2024, na comparação com 2023.

Entidades externas mal-intencionadas são consideradas as que mais contribuíram para o sucesso de ações maliciosas, ainda que vazamentos de dados a partir de parceiros e falhas em práticas de resguardo dos funcionários também sejam citados.

A pesquisa aponta que as corporações têm reagido com a formação de equipes de segurança mais experientes, maior conscientização junto aos funcionários, aumento da alocação orçamentária para a defesa cibernética e a implementação de soluções mais abrangentes.

Os principais desafios enfrentados, segundo a pesquisa, são atender aos requisitos específicos do setor onde a companhia atua; garantir o controle adequado ao compartilhar dados com parceiros e produzir relatórios de conformidade precisos e alinhados com a legislação.

A legislação apoia o consumidor

Portanto, as organizações são diariamente pressionadas a agir de maneira a proteger as informações de seus clientes. Se de um lado não é possível atuar sem base em dados sólidos, confiáveis e atualizados, por outro, a gestão deste volume se torna ainda mais complexa e desafiadora.

E não se trata apenas de diferenciar a companhia em relação ao mercado, de modo que ela fortaleça sua reputação perante a sociedade. Existem leis específicas que determinam como a gestão segura deve ser conduzida, sob pena de sanções pesadas, que envolvem inclusive a forma de multas que podem alcançar 2% do faturamento de uma organização, até o limite de R$ 50 milhões.

De acordo com um relatório produzido pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor, vinculada ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, a conexão entre a defesa e a proteção de dados é cada dia mais forte em uma economia da informação, em que as empresas buscam ao máximo a personalização da produção, comercialização e da publicidade.

“A defesa do consumidor estará justamente incumbida de proporcionar respostas a tais riscos, fornecendo tanto proteção contra utilizações abusivas de suas informações como garantias de que suas escolhas sobre a utilização de seus próprios dados serão livres e transparentes”, indica o estudo, que complementa: “Estas são as preocupações a serem consideradas nos vários aspectos particulares da utilização de dados pessoais de consumidores que serão examinados neste trabalho, após as considerações conceituais necessárias sobre a natureza destas informações e sobre o desenvolvimento da proteção de dados pessoais”.

O artigo lembra que o Código de Defesa do Consumidor já previa regras de proteção. Mas a principal ferramenta de defesa dos clientes é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que estabelece que as organizações são responsáveis pela proteção das informações que recebem dos consumidores. Também define que o tratamento dos dados pessoais pode ser realizado por dois agentes, chamados de Controlador e Operador.

A Voxline cuida dos dados

A segurança de dados dos clientes é um tema crítico ao qual a Voxline presta toda a atenção necessária. Maior operadora de atendimento de delivery do Brasil, especialista no segmento Health, habilitada para contribuir com o avanço do varejo, a Voxline tem mais de 40 clientes, conquistados e mantidos ao longo de mais de 20 anos de atuação, gerando valor entre pessoas e marcas.

Até hoje, já foram realizadas mais de 2,5 milhões de interações, com mais de R$ 700 milhões movimentados por serviços de entrega gerenciados pela companhia, que trata dos cuidados de mais de 350 mil pacientes.

Dedicada a conectar pessoas, processos e tecnologia, a empresa mantém um hub de inovação, que está atento às mais variadas demandas do setor, com agilidade e eficiência. Disponibiliza, por exemplo, uma Célula de Inteligência Analítica, capaz de monitorar em tempo real todos os pontos de contato, atuando com agilidade para casos de risco de perda de vendas.

Trata-se, portanto, de uma one-stop shop para seus compradores, que assim podem focar no core business dos negócios. E, tudo isso, sem abrir mão da segurança dos dados dos clientes das empresas atendidas.

Conheça aqui as soluções que a Voxline disponibiliza para seus clientes.

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