Marmitas, hambúrgueres, refrigerantes, massas, carnes, frango e aves, sanduíches e wraps, esfihas, pães, sushi e sashimi. Estes foram, pela ordem, os itens mais solicitados em 2023 pela plataforma iFood, uma das mais populares do Brasil quando o assunto é alimentação.
A lista dá uma boa ideia do quanto o delivery faz parte da rotina da população: de refeições prontas a itens rápidos, as opções são muito variadas, e o setor de Food tem atendido a todas as demandas com agilidade.
O crescimento do acesso, que disparou a partir de 2020, segue consistente: segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mercado de entrega de comida registrou um aumento de 7,5% a 8% em relação ao ano anterior, alcançando um valor de mercado de R$38 bilhões.
O número de pedidos aumentou em 10%, com uma média de dois por mês por pessoa, indicando uma mudança significativa nos hábitos de consumo. O delivery, portanto, chegou para ficar: se 40,5% dos brasileiros recorriam à prática antes da pandemia, agora são 66,1%, segundo uma pesquisa realizada pela agência Edelman.
Conheça as 7 formas de melhorar o desempenho das entregas
Na medida em que mais pessoas passaram a utilizar os serviços de entrega de alimentos, as organizações avançaram em planos cada vez mais sofisticados para atender mais clientes, com maior qualidade e velocidade, ao melhor preço possível. Confira agora as sete estratégias mais eficientes, utilizadas pelos líderes no setor e que podem ser replicadas.
1. Crie um cardápio digital adequado para entregas
Por mais cuidadosa que seja a seleção das embalagens e que o entregador evite balançar a carga em excesso, alguns alimentos não se prestam ao envio à distância. Tendem a chegar descaracterizados. Por isso, desenvolver uma versão adequada do cardápio e dos pratos é importante para preservar a reputação da marca.
2. Capriche nas embalagens
Definidos os alimentos que serão oferecidos no delivery, chega a etapa de trabalhar a apresentação, afinal, numa loja há o contato com o ambiente antes de receber o alimento. No caso da entrega, a embalagem é que cumpre este papel, o de apresentar a linguagem visual da empresa – e comunicar o cuidado com seus produtos.
3. Conheça a região de atuação
A tecnologia atual permite conhecer a fundo a vizinhança e seus hábitos, incluindo os dias e os horários de maior procura. Com base nessas informações, é possível desenhar a melhor estratégia logística, utilizando soluções de geoprocessamento capazes de proporcionar o máximo desempenho com menor custo, aproveitando o cenário em cada situação.
4. Monitore o desempenho das equipes
Com as ferramentas atuais, é possível acompanhar com maior precisão a performance dos entregadores, e é no momento do contato pessoal com quem fez o pedido que podem acontecer os maiores desentendimentos e potenciais reclamações, de ambas as partes. A atenção ao comportamento dos profissionais que atuam na rua precisa ser prioridade.
5. Invista na jornada do cliente
O atendimento personalizado, omnicanal, ágil e preciso é base do sucesso de qualquer estabelecimento do setor de Food. Garantir que a jornada seja acessível, que o pagamento e o envio sejam ágeis e que o pós-venda garanta que a pessoa queira fazer novas encomendas em outras ocasiões, diferencia no longo prazo uma loja que vai ter sucesso em relação às concorrentes.
6. Trabalhe bem o marketing
Ações no bairro, com campanhas de fidelização para aqueles que trabalham nas lojas do entorno, não perderam o valor. Assim como são fundamentais os investimentos em redes sociais e publicações no ambiente digital, focadas em alcançar novos públicos e seguir fidelizando os atuais. Ajustes no cardápio e promoções para datas especiais podem – e devem – ganhar destaque.
7. Avalie o desempenho constantemente
Toda interação gera dados e eles são preciosos. Ao perceber, por exemplo, que um comprador assíduo parou de pedir, é possível entrar em contato para descobrir se ele está insatisfeito – ou se apenas se mudou. A atenção aos dados pode contribuir para o desenho de técnicas personalizadas, que melhoram a experiência do consumidor e potencialmente geram mais vendas.
A Voxline é líder em delivery
Especialista em relacionamento com o usuário, com mais de 20 anos de experiência e mais de 40 parceiros ativos, a Voxline é a maior operadora de soluções de delivery do Brasil e atende a várias das maiores redes do setor de Food. Em suas operações, disponibiliza atendimento omnichannel, virtualização de atendimento utilizando chatbots e URAs inteligentes, com suporte de sistemas avançados de geoprocessamento, logística e monitoramento.
Entre os benefícios de contar com a Voxline, se incluem:
- Atendimento omnichannel;
- Aumento da satisfação do cliente, com base na construção de um relacionamento próximo e eficaz com o público-alvo;
- Trabalho estruturado com foco na tomada de decisão ágil;
- Atendimento que concilia o melhor das pessoas e da automação;
- Conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).